Conferencistas Históricos


ANGELA LÚCIA DE ARAÚJO FERREIRA

Possui graduação em Arquitetura pela UnB (1975), doutorado em Geografia pela Universitat de Barcelona/Espanha (1996) e pós-doutorado (CAPES/Estágio Sênior) na Universidad de Murcia/Espanha (2010). É professora Titular da UFRN e integra o corpo docente dos cursos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Estudos Urbanos e Regionais. Atua na área de Planejamento Urbano e Regional e de Arquitetura e Urbanismo, tanto em temas acerca da história como das questões atuais, principalmente nos seguintes subitens: processo de modernização urbana, história da habitação, produção do espaço urbano e territorial e intervenções públicas. Dirigiu entre 1997 a 2011 o Estudos do Habitat, no qual se originou o Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo – HCUrb – que se encontra sob sua coordenação desde seu início. Participa de outros Grupos de Pesquisa como: Estudos Contemporâneos do Habitat – ECoHabitat, onde coordena o Grupo de Estudo sobre Processos Urbanos Contemporâneos – GEPUC; Estado e Políticas Públicas/DPP/UFRN e; do Núcleo RMNatal vinculado à Rede Observatório das Metrópoles/IPPUR/UFRJ e ao INCT-OM.



ANTÔNIO HELIODÓRIO LIMA SAMPAIO

Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1967), Mestre em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1981) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998). Professor Titular concursado da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, aposentado na graduação, atua na pós-graduação, com ênfase em teoria e história da Arquitetura e do Urbanismo, publicando trabalhos regularmente. Faz planos e projetos de arquitetura, urbanismo e presta consultoria em planejamento urbano.


CARLOS ROBERTO MONTEIRO DE ANDRADE

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1974), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-doutorado junto ao Politécnico de Milão (2008-2009). Desde 1988 é docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, transformado a partir de dezembro de 2010 em Instituto de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanismo moderno, cidade nova planejada, cidade-jardim e bairro-jardim, historiografia da cidade e do urbanismo e urbanismo sanitarismo, trajetórias profissionais de engenheiros, arquitetos e urbanistas, a Internacional Situacionista: arte, nomadismo e anti-urbanismo.


CÉLIA FERRAZ DE SOUZA

Graduada pela Faculdade de Arquitetura, da Universidade Mackenzie (SP-1966), realizou o mestrado em Planejamento Urbano e Regional, no PROPUR, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de São Paulo (2005). É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na pós-graduação do Curso de Mestrado e Doutorado do PROPUR. Atua em pesquisa, com ênfase, na área de História da Cidade e Urbanismo, trabalhando principalmente nos seguintes temas: urbanização, urbanismo, saneamento, imaginário urbano e espaço urbano. Pertence à rede de pesquisa nacional “Urbanismo no Brasil”. Têm vários trabalhos publicados, como: Porto Alegre e sua Evolução Urbana, capítulo do Atlas Ambiental, Imagens Urbanas, Rio Grande do Sul- Diferenças Regionais, Plano Geral de Melhoramentos, alem daqueles feitos em conjunto com a rede e do “Ideias em Circulação na construção das cidades”.


CIBELE SALIBA RIZEK

Professora Titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU/ Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania, também da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, reestruturação produtiva, habitação, espaço público e cidadania.


FANIA FRIDMAN

Professora Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Grupo de Estudos do Território e de História Urbana (GESTHU). Economista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Coordenação de Programas de Pós Graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Economia Política pela Universidade de Paris VIII. Autora dos livros “Donos do Rio em nome do Rei” (Jorge Zahar Editor) e” Paisagem Estrangeira” (Casa da Palavra) pelo qual recebeu o Prêmio Milton Santos concedido pela ANPUR. Organizou os livros “De cidades e territórios” (PoD editora) e “Cidades do Novo Mundo. Ensaios sobre urbanização e história” (editora Garamond). Em conjunto com Mauricio Abreu editou “Cidades latino-americanas. Um debate sobre a formação de núcleos urbanos” (Casa da Palavra) e com Rogério Haesbaert publicou “Mauricio Abreu. Escritos sobre espaço e história” (editora Garamond). Coordenou o GT Políticas Públicas e Territórios (2016-2019) junto ao Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Organizou com Luciana Gennari e Sandra Lencioni o livro “Políticas públicas e territórios: onze estudos latino-americanos” (CLACSO). O livro “De cidades e territórios – volume 2” (PoD editora) foi editado em conjunto com Luciana Alem Gennari e Cleandro Krause. Dedica-se às questões relativas à formação dos territórios carioca e fluminense. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em História Urbana.


MARIA CRISTINA DA SILVA LEME

Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1990). Pós-doutorado, em 1994 junto ao CSU – Centre de Sociologie Urbaine do IRESCOInstitut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines, CNRS e em 1996, junto ao LADRHAUS École Architecture de Versailles, Paris, França. Pesquisadora visitante convidada pelo Japan Center for Area Studies, Metropolitan Museum of Ethnology em Osaka fevereiro/ março 2002 e pelo Center for Brasilian Studies University of Oxford em janeiro/ março 2004, New York University abril /julho 2008 e Presidente da ANPUR Associação Nacional Pós Graduação e Pesquisa Planejamento Urbano e Regional no biênio 2001-2003. Pesquisa a formação do urbanismo no Brasil, a relação com os processos de urbanização e o impacto na estrutura urbana das cidades brasileiras. Projeto Temático FAPESP São Paulo: estrangeiros e a construção da cidade. Coordenação de rede de pesquisa inter institucional Urbanismo no Brasil, organização do livro “Urbanismo no Brasil 1895-1965” Studio Nobel / FAU USP / FUPAM, 1999, do Banco Documental Urbanismo no Brasil, versão em CD “urbanismo.br”, 2001, do site urbanismobr.org. Membro do Conselho do IPHS International Planning History Society 2016-2018, Conference Convenor 15th IPHS Conference. Membro Comissão Editorial Revista Espaço e Debates; Membro do Conselho Editorial Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. Editora assistente Revista Estudos Urbanos e Regionais.


MARIA STELLA MARTINS BRESCIANI

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1976). Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Aposentada (2009) Professor Emérito e mantém atuação como Professor Colaborador na mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Política e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento político e urbanístico, cidade, cidadania, história urbana e historiografia.


PEDRO DE ALMEIDA VASCONCELOS

Graduado em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco (1969), com mestrado em Urbanisme et Aménagement du Territoire – Université Catholique de Louvain (1973), Ph.D em Geografia – Université d´Ottawa (1985) e pós-doutoramento na Université de Paris IV – Sorbonne (1994-1995). Professor Titular em Geografia da Universidade Federal da Bahia (1986). Atualmente é professor do quadro permanente da Universidade Católica de Salvador, atuando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia. Foi professor convidado no Institut d´Urbanisme de Paris (1988), na Universidad de Barcelona (2001) e na Université de Paris 8 (2004). Membro do Grupo de Estudos Urbanos (GEU) responsável pela publicação da revista Cidades. Recebeu o título de Cidadão da Cidade do Salvador da Câmara Municipal da Cidade de Salvador (2014); foi homenageado no XIV Simpósio Nacional de Geografia Urbana, UFCE, Fortaleza (2015); recebeu o Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico da Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia – FAPESB (2017), foi admitido como Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia (2018) e foi homenageado no XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, na USP, São Paulo (2019). Atua na área de Geografia Histórica, Geografia Urbana e do Urbanismo, principalmente nos seguintes temas: teorias sobre cidades; Salvador, trabalho informal.


RAQUEL ROLNIK

Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1981), doutorado em Graduate School Of Arts And Science History Department – New York University (1995), livre docência pela FAUUSP (2015) e Titulação pela FAUUSP (2017). Desde 1979 é professora universitária no campo da arquitetura e urbanismo, sendo atualmente chefe do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Urbanista, foi Diretora de Planejamento da cidade de São Paulo e consultora de cidades brasileiras e latinoamericanas em politica urbana e habitacional. Foi também Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades entre 2003 e 2007. Foi Relatora Internacional do Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU (2008-2014).