Conferencistas

ADRIÁN GORELIK

Nasceu em Mercedes (Buenos Aires) em 1957. É arquiteto e doutor em História pela Universidad de Buenos Aires; é pesquisador independente do CONICET e Professor Titular da Universidad Nacional de Quilmes. É membro do conselho diretor da Prismas – Revista de História Intelectual – e foi subdiretor da revista de cultura Punto de Vista. Foi bolsista do Guggenheim (2003), foi nomeado Simón Bolívar Chair na University of Cambridge (2011) e é membro do Wissenschaftskolleg de Berlim (2016). Entre seus principais livros publicados podemos mencionar: La sombra de la vanguardia. Hannes Meyer en México, 1938-1947 (em colaboração com Jorge Francisco Liernur, 1993), La grilla y el parque. Espacio público y cultura urbana en Buenos Aires, 1887- 1936 (1998), Miradas sobre Buenos Aires. Historia cultural y crítica urbana (2004), Das vanguardas a Brasília. Cultura urbana e arquitetura na América Latina (2005), Correspondencias. Arquitectura, ciudad, cultura (2011) e Tafuri en Argentina (em colaboração com F. Aliata, A. Ballent, A. Crispiani, M. Daguerre, J. F. Liernur e G. Silvestri, 2019). Junto com Fernanda Arêas Peixoto organizou o livro coletivo, Ciudades sudamericanas como arenas culturales (2016, com edição em português em 2019).


ÂNGELA MINGAS

Formada em Pedagogia, Arquitetura e Antropologia, Licenciada pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), desde 1998, estudou em instituições como a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e a Royal Academy of London. É mestre em Arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto (Portugal). É fundadora e coordenadora desde 2003 da Escola de Arquitetura e do Núcleo de Estudos de Artes, Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Lusíada de Angola (CEIC-AAUD). É curadora do Fórum de Arquitetura de Angola desde 2006 e consultora e especialista em Patrimônio Arquitetônico. Ocasionalmente escreve e publica livros de contos e poesia. Atualmente é secretária de Estado para o Ordenamento do Território em Luanda (desde 2017).


JOSÉ EDUARDO FERREIRA SANTOS

Pedagogo (UCSal), mestre em Psicologia (UFBA), doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia e fez estágio pós–doutoral em Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), no Instituto de Psicologia da UFBA e no Programa de Pós–Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da UCSal, pelo Programa Nacional de Pós–Doutorado (PNPD/CAPES). Atualmente é pesquisador, curador e responsável pelo Acervo da Laje, que reúne obras artísticas e históricas do Subúrbio Ferroviário de Salvador.


REDY WILSON

Formado em Sociologia (ULHT e FCSH-UNL, Portugal) e doutorando em Estudos Urbanos (FCSH-UNL e ISCTE-IUL, Portugal). É investigador não doutorado do CICS.NOVA.FCSH (Portugal), investigador colaborador do CEsA/CSG/ISEG-ULisboa (Portugal), co-fundador do coletivo Nhanha Bongolon (Cabo Verde), membro do CODESRIA (Dakar) e da Associação Portuguesa de Antropologia – APA (Portugal) e professor assistente convidado no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (Cabo Verde). Desenvolve pesquisas etnográficas no contexto cabo-verdiano nas áreas da sociologia urbana, sociologia da violência, sociologia do crime, sociologia da juventude e movimentos sociais.


SILVIA ARANGO DE JARAMILLO

Professora de Mestrado e Doutorado da Faculdade de Arquitetura da Universidad Nacional de Colombia, em Bogotá. Estudou arquitetura na Universidad de los Andes (Bogotá, Colômbia), desenho urbano no Oxford Polytechnic (Inglaterra) e planejamento urbano na Université de Paris XII (França). É pesquisadora da história da arquitetura latino-americana. Foi agraciada com o Prêmio Nacional de Arquitetura, XIII Bienal da Sociedade Colombiana de Arquitetos, 1992. Autora de “Cidade e Arquitetura. Seis gerações que construíram a América Latina moderna” (2013).


WLAMYRA RIBEIRO DE ALBUQUERQUE

Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (1997), doutora em História Social da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e realizou pós-doutorado, na modalidade Estágio Sênior, no Latin American Studies/Harvard University (2015), com bolsa CAPES. Professora da área de História do Brasil do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia. Coordenou entre 2016-2018 o Programa de Pós-Graduação em História (UFBA). Orienta pesquisas sobre emancipação, abolição, racialização e pós-abolição no Brasil. Autora de “O jogo da Dissimulação – abolição e cidadania no Brasil”, dentre outros. Em 2010, o seu livro em co-autoria com Walter Fraga Filho, “Uma história da cultura afro-brasileira”, recebeu o Prêmio Jabuti, na categoria didático e paradidático. Em 2013, o livro “O que há de África em nós”, também em co-autoria com Walter Fraga, foi finalista da categoria paradidático do prêmio Jabuti. Co-editora da Revista AfroÁsia entre 2013 e 2018. É membro da Academia Baiana de Ciências e pesquisadora Produtividade CNPq.